Saiba mais sobre esse exame essencial para identificar alergias

O teste de contato é o que chamamos de padrão-ouro no diagnóstico de dermatite de contato alérgica. Também conhecido internacionalmente como Patch Test, ele coloca substâncias específicas em contato com a pele do paciente, funcionando como um teste de provocação para identificar alergias a diversos materiais como produtos químicos, metais, cosméticos, borracha, medicamentos e alimentos.

Como funciona o teste de contato

Ele é realizado em três etapas e tem duração de 5 dias. Fitas adesivas com as substâncias que podem causar alergia são colocadas nas costas do paciente para que o médico alergista possa observar a reação a cada uma delas.

O paciente vai embora com as fitas e volta em 48 horas para uma primeira análise. Nos locais que o paciente tem alergia, começa a aparecer irritação na pele.

Depois de mais 48 horas, ele volta para finalizar o exame e uma segunda leitura do resultado nas costas. Durante a realização do exame o paciente tem vida normal, não precisando abrir mão de nenhuma atividade.

Dermatite de Contato

A dermatite de contato é uma reação imunológica anormal do nosso corpo quando a pele entra em contato com algum item que, para outras pessoas, não causa nenhuma reação.⠀

Os sintomas da alergia podem aparecer dentro de minutos da exposição ou demorar até horas. Em alguns casos, podem levar diversos dias para curar.

Por isso é tão importante identificar o que causa a alergia com o Patch Test e evitar a exposição.

A Alergoclínica utiliza o Teste de Contato para identificação de alergias. Entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe a Alergoclínica no Instagram!