A alergia ao látex, borracha natural presente em luvas, balões e camisinhas, tem sido cada vez mais comum. Veja o motivo

Presente em luvas, balões de festa, camisinhas e até artigos de exercícios físicos, o látex é uma seiva extraída de seringueira e usada para a produção de borracha natural.

Atualmente, o material é encontrado em mais de 40 mil produtos industrializados e a alergia ao látex é uma reação cada vez mais comum principalmente em estabelecimentos de saúde.

Isso acontece porque, na maioria dos casos, a alergia se desenvolve após exposição prolongada e repetitiva ao alérgeno.

Sendo assim, operários da indústria do látex, trabalhadores da saúde e seringueiros fazem parte do grupo de risco para a alergia ao látex. Pacientes submetidos a múltiplas cirurgias também se enquadram nesse grupo.

Tipos de alergia ao látex e seus sintomas

Existem dois tipos de alergias quando falamos do látex. O primeiro e mais comum é a dermatite de contato.

De 12 horas a 36 horas depois de ter contato com a substância, o paciente apresenta sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço e pode apresentar bolhas também. O local mais comum são as mãos.

O segundo tipo, mais raro e mais grave é a alergia do tipo anafilática. Nesse caso, quando em contato com a pele, aspirada ou ingerida, a substância pode causar urticária, conjuntivite, rinite, crises de asma e até choque anafilático.

Caso identificada alguma reação, é preciso suspender imediatamente o uso do produto que contém látex e consultar um médico alergista. A investigação é feita através de exames como o Prick Test ou teste de contato.

Tratamento

A alergia ao látex é um problema recente e ainda sem medicamentos específicos para o tratamento.

Em alguns casos, é possível tentar um procedimento de dessensibilização realizado pelo médico alergista. Mas a melhor forma de se fugir das reações alérgicas provocadas pelo material ainda é evitar o contato com o produto.

Inclusive, já existem no mercado produtos alternativos. Por conta do crescente número de casos de alergia ao látex, a indústria vem criando um mercado latex free, com o uso de vinil, látex sintético e silicone, por exemplo.

Você sofre desse problema ou outro tipo de alergia? Entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram!

WhatsApp chat