A alergia na pele pode aparecer poucos minutos após o contato com o alérgeno, mas também podem demorar dias. Veja as causas mais comuns

A alergia na pele é uma reação inflamatória, causada pela sensibilidade a um determinado estímulo. Os sinais podem se manifestar em diferentes regiões, como mãos, pés, face, braços, axilas, pescoço, pernas, costas ou barriga.

E os principais sintomas são vermelhidão, coceira e bolinhas brancas ou avermelhadas. No entanto, em alguns casos específicos, a alergia na pele pode levar a outros problemas como inchaço, por exemplo.

Apesar da aparência dos sintomas, trata-se de dermatites não contagiosas. Portanto, não há nenhum problema em partilhar objetos ou roupas, conviver ou tocar na pele do paciente.

Principais causas de alergia na pele

Os sintomas da alergia na pele podem aparecer poucos minutos após o contato com o alérgeno, mas também podem demorar várias horas e até dias para se desenvolverem completamente. E embora seja complicado identificar a causa da alergia manifestada na pele, estar ciente dos principais estímulos, ajuda você a estudar melhor sua rotina para conseguir determinar o culpado.

Entre as principais causas estão os cosméticos, produtos de limpeza doméstica, agentes presentes no ar como poeira, alimentos, medicamentos e até mesmo picada de insetos.

Tipos de alergia na pele

Embora os sintomas gerais sejam semelhantes, há diferentes tipos de alergias na pele. As mais comuns são:

Dermatite de contato

De modo geral, os sintomas são placas vermelhas na pele, coceira no local, inchaço, surgimento de bolhas, queimação e até ressecamento. A causa mais comum são os cosméticos. Saiba mais.

Dermatite atópica

Costuma ser mais frequente nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos e pode vir acompanhada de asma e rinite alérgica. Saiba mais.

Urticária alérgica

O principal sinal são placas avermelhadas e coceiras. Pode ser desencadeada por medicamentos, alimentos, picadas de inseto ou contato com substâncias como látex e tintas, por exemplo.

Angioedema

Tem a mesma origem da urticária, mas com sintomas mais fortes. O angioedema ultrapassa as camadas superiores da pele, causando dores, inchaço e, em casos mais graves, choque anafilático. Saiba mais.

Picada de mosquito

A saliva do mosquito causa as reações, que na maioria dos casos, são leves. Provoca coceira, ardência e inchaço que somem em um ou dois dias. Saiba mais.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da alergia na pele é feito por médico alergologista. De maneira geral, ele avalia os sintomas, as possíveis causas e pode também realizar um teste de alergia, para identificação do alérgeno.

O tratamento vai depender exatamente da causa e intensidade dos sintomas. Pode ser recomendado o uso de anti-histamínicos e, nos casos de coceira intensa, avalia-se o uso de uma pomada para hidratar a pele e aliviar os sintomas.

Entre em contato conosco para saber mais!