O angioedema é um inchaço semelhante à urticária, mas que acontece nas camadas mais profundas da pele. Geralmente se manifesta nos lábios, olhos, mãos, pés, genitálias e dura até 3 dias. A reação surge como uma resposta inflamatória do corpo a um agente infeccioso ou irritante.

O nível de desconforto é alto e, alem do inchaço, o paciente pode sentir uma sensação de calor e ardência na região. Em casos mais raros, o inchaço é sentido na língua e na glote, causando dificuldade respiratória. Nessas situações o paciente precisa de atendimento médico emergencial.

Tipos de angioedema

De acordo com a causa relacionada, o angioedema é classificado em três tipos principais:

Angioedema hereditário

O paciente nasce com ele e pode passar para os filhos devido a alterações nos genes.

Angioedema alérgico

É causado após contato com substâncias alérgicas.

Angioedema por remédios

É provocado pelos efeitos secundários de remédios.

Além desses, há também o angioedema idiopático, que não possui uma causa específica mas que costuma surgir como consequência de situações de estresse ou infecções, por exemplo.

O tratamento

O tratamento para angioedema deve ser orientado por um alergista e varia de acordo com o tipo. Quando provocada por uma reação alérgica ou ingestão de medicamentos, a angioedema tem fácil controle.

Basicamente, a recomendação é evitar o contato com a substância responsável pela alergia ou suspender o uso do medicamento. Lembrando que a troca do remédio deve ser feita com orientação médica.

Em alguns casos, pode ser recomendado também o uso de anti-histamínicos ou corticoides. Já o tratamento do problema com causa hereditária deve ser feito com remédios que impedem o desenvolvimento do problema ao longo do tempo.

Durante o tratamento, algumas medidas caseiras podem ajudar a aliviar os sintomas:

• Contenha o impulso de coçar o local
  • Aplique compressas frias sob o inchaço na pele
  • Tome um banho fresco, nem muito quente, nem muito frio
  • Prefira roupas largas e de textura fina, como as de algodão

Já passou por algum desses problemas? Entre em contato conosco!