Na marcha atópica ocorre uma progressão sequencial de condições alérgicas diferentes. Alergias na pele podem anteceder problemas respiratórios

De maneira bem resumida, a marcha atópica é a relação entre as doenças atópicas. A atopia é a predisposição a reações de hipersensibilidade, ou seja, a reação alérgica. Geralmente, a marcha atópica começa a se manifestar na infância e vai até a fase adulta.

Nesse tempo ela pode englobar dermatite atópica, alergia alimentar, rinite alérgica e asma, mas não necessariamente na mesma ordem. Além disso, algumas manifestações podem se tornar mais fortes com o passar dos anos, enquanto outras podem diminuir.

Como a marcha atópica se manifesta

Na marcha ocorre uma progressão sequencial de condições alérgicas diferentes. Na maioria dos casos, as alergias na pele antecedem o desenvolvimento de problemas respiratórios, sugerindo que a dermatite atópica seja um pontapé para subsequentes doenças alérgicas. Por outro lado, não é uma regra e apenas 3% das crianças acometidas pela dermatite atópica na infância completam o curso da marcha.

Também conhecida como eczema atópico, a dermatite atópica é um processo inflamatório crônico na pele. Geralmente ela se manifesta com lesões avermelhadas, que coçam muito e, às vezes, descamam. Nesse processo há uma disfunção da barreira gordurosa da pele, deixando o paciente mais exposto à agressão de alérgenos. Essa sensibilização da pele explicaria o motivo do quadro evoluir para doenças respiratórias.

Outras possíveis causas da evolução da marcha atópica seriam fatores genéticos, ambientais e ainda a multissensibilização a alérgenos, ou seja, a reação alérgicas a diferentes itens.

Tratamento para marcha atópica

Como o mais comum é que as manifestações comecem na pele, é imprescindível buscar tratamento para controlar a dermatite atópica. Dessa forma, diminui-se a gravidade do problema, as reações incômodas e ainda reduz também as chances de evoluir para outras manifestações.

Entre as formas de prevenção da dermatite atópica estão o uso de hidratantes específicos para bebês, geralmente recomendados para crianças com histórico de alergias na família. O controle do ambiente onde o paciente vive e a eliminação do contato com cigarro também devem ser medidas adotadas como forma de prevenção e tratamento para a marcha atópica.

Em casos específicos, a imunoterapia também pode ser indicada. A vacina faz com que o paciente consiga alcançar um estado de tolerância a determinada substância, interrompendo o processo de progressão.

Entre em contato conosco e agende seu horário!

Acompanhe as dicas da Alergoclínica também no Instagram!