A alergia na pele é uma reação inflamatória que se manifesta principalmente em regiões como rosto, mãos, pés, braços, pernas, axilas, pescoço, barriga ou costas. Mas o que causa alergia na pele?

Geralmente, os principais sintomas são vermelhidão, coceira e bolinhas brancas ou avermelhadas. No entanto, em alguns casos específicos, a alergia na pele pode levar a outros problemas como inchaço, por exemplo.

O que causa alergia na pele?

Entre as principais causas da alergia na pele estão os cosméticos, produtos de limpeza doméstica, agentes presentes no ar como poeira, alimentos, medicamentos e até mesmo picada de insetos.

Geralmente, esse processo inflamatório é causado pela exposição a substâncias  como níquel, couro, tintas, plástico, cimento e borracha. Tais itens estão presentes em perfumes, esmaltes de unha, tecidos, bijuterias, e naquele produto que você usa para limpar a casa.

E embora seja complicado identificar a causa da alergia manifestada na pele, estar ciente dos principais estímulos, ajuda você a estudar melhor sua rotina para conseguir determinar o culpado.

Como identificar o que causa alergia na pele?

Para determinar o que causa alergia na sua pele, o médico alergista pode realizar um teste de contato para a identificação do alérgeno. Geralmente, é feito o Patch Test.

Nesse exame, são colocadas substâncias específicas em contato com a pele do antebraço do paciente, funcionando como um teste de provocação. Entre essas substâncias estão as principais responsáveis por causar alergias cutâneas, como o níquel, couro, tintas, plástico, cimento e borracha.

Dessa forma, se um dos pontos apresentar vermelhidão, coceira ou inchaço, é possível identificar o que causa a alergia na pele. O teste é indolor e é feito com aplicação de placas adesivas ou gotas do produto.

Já o tratamento vai depender exatamente da causa e da intensidade dos sintomas. Pode ser recomendado o uso de anti-histamínicos e, nos casos de coceira intensa, uma pomada pode ser usada para hidratar a pele e aliviar os sintomas.

Entre em contato e agende um horário.

Acompanhe mais notícias sobre alergias, doenças e tratamentos.

Confira também conteúdos no nosso Instagram!