Saber o que é choque anafilático é essencial para saúde de quem tem alergia. Entenda quando procurar ajuda

Alergia é assunto sério e pode se tornar grave e fatal. Os casos mais graves de alergia acontecem quando há anafilaxia, ou choque anafilático. E saber o que é o choque anafilático ajuda a identificar os sinais e buscar ajuda urgente.

É o estágio mais grave de uma reação alérgica, que pode levar ao fechamento da garganta, impedindo a respiração.

Por isso, é importante que seja reconhecido o mais rápido possível e não espere ao identificar os sintomas: busque uma emergência rapidamente.

O que é o choque anafilático

Alguns sintomas ajudam a identificar um choque anafilático. Se você tem alergia, fique atento a eles:

• Aumento dos batimentos cardíacos
  • Dificuldade de respirar
  • Chiado no peito
  • Tosse
  • Dor de estômago
  • Inchaço nos lábios, garganta ou língua
  • Náusea e vômito
  • Suor frio e pele pálida

Primeiros socorros

Identificado qualquer sintoma de um choque anafilático, é hora de correr para o pronto-socorro ou emergência. Se estiver longe, chame uma ambulância rapidamente.

Mantenha a calma, ligue para o 192 e certifique-se de que a pessoa que está com sinais de anafilaxia está respirando.

É importante tentar manter o alérgico consciente e respirando. Deitar e levantar as pernas pode facilitar a circulação sanguínea.

Edema de glote

Um dos sintomas clássicos é o edema de glote. Também conhecido como angioedema de laringe, ele é resultado de uma reação alérgica grave que provoca inchaço repentino na garganta, impedindo a passagem de ar para os pulmões.

O edema surge na porção final da laringe, que tem a função de impedir a entrada de alimentos nos pulmões.

Geralmente, o problema é provocado por uma reação alérgica aguda a medicação, alimentos e picada de insetos.

Alergia é coisa séria! Cuide-se! Consulte um alergista!

Entre em contato conosco e agende um horário!