As alergias podem comprometer a qualidade de vida. Veja quanto tempo dura uma crise alérgica e o que pode influenciar na recuperação

Uma crise alérgica costuma afetar de forma significativa a qualidade de vida do paciente, comprometendo a rotina. Nesses momento é comum se questionar quanto tempo dura uma crise alérgica, mas a verdade é que existem diferentes tipos e cada um tende a apresentar uma duração diferente.

O controle prévio, a forma de tratamento e a vulnerabilidade do organismo também podem influenciar no tempo de recuperação. Afinal, cada pessoa reage e responde de uma forma diferente aos alérgenos. No entanto, de uma maneira geral, veja quanto tempo dura uma crise alérgica:

Alergia respiratória

É uma ocorrência crônica e sua manifestação é desencadeada de maneira irregular, quando o organismo entra em contato com algum agente externo que funciona como alérgeno. O início da reação costuma ser progressivo e geralmente dura de sete a dez dias quando tratada adequadamente.

Alergia alimentar

Já na alergia provocada por ingestão de algum alimento, as reações costumam ser instantâneas e até mesmo agressivas. Em alguns casos, são necessários apenas alguns minutos, mas em outros, pode demorar até duas horas após a ingestão para sentir algum desconforto.

A evolução do quadro, no entanto, é acelerada e em pouco tempo os sintomas podem evoluir para uma insuficiência respiratória, por isso a necessidade de procurar atendimento médico com urgência.

Alergia medicamentosa

Assim como a alergia alimentar, a medicamentosa pode ter reação imediata, dentro de 30 minutos e até 1 hora após a administração do remédio. No entanto, há ainda a possibilidade de reações aceleradas, de 2h a 24h após, e ainda tardias, quando os sintomas aparecem depois de 24h, podendo demorar até semanas.

A variação é por conta das características da medicação, da sensibilidade do organismo e de fatores como doenças associadas.

Alergia cutânea

Já as alergias de pele, como dermatite de contato, costumam ser as mais demoradas. Dependendo do caso, elas podem permanecer na pele por dias, semanas e até meses. A intensidade dos sintomas e a recuperação vai depender da forma de tratamento, do motivo que desencadeou a reação e do tempo de exposição.

Qualquer que seja o caso, o tratamento tem influência direta no tempo de duração e intensidade da reação alérgica. Não negligencie o problema. Surgindo algum sintoma, é recomendado buscar um médico alergista logo no início para evitar maiores complicações e garantir o sucesso do tratamento.

Tem problemas com alergia? Entre em contato conosco!