Os sintomas mais comuns da dermatite de contato são alterações na cor e na textura da pele, coceira, vermelhidão e descamação

A dermatite de contato, também chamada de eczema de contato, é uma reação inflamatória na pele causada pela exposição a um produto capaz de provocar irritação ou alergia. Alguns dos sintomas mais comuns são alterações na cor e na textura da pele, coceira, vermelhidão e descamação.

Tipos de dermatite de contato

Dermatite de contato irritativa

Causada por substâncias ácidas ou alcalinas como sabonetes, detergentes, solventes e outros produtos químicos. Geralmente, acontece no primeiro contato com o alérgeno e as lesões na pele ficam restritas à área alcançada pelo produto.

Dermatite de contato alérgica

Pode surgir após repetida exposição ao agente causador. A reação pode demorar meses ou anos para acontecer, pois depende de ações do sistema de defesa do organismo.

Geralmente é causada por perfumes, cremes de hidratação, bijuterias, esmalte e medicamentos. As reações da dermatite de contato alérgica aparecem principalmente na região de contato, mas podem se estender.

Como é feito o diagnóstico

Além da análise do aspectos da lesão, observando o padrão e a intensidade da dermatite, o médico alergista avalia ainda o histórico do paciente para chegar a um diagnóstico.

Para o caso de dermatite de contato alérgica é possível identificar o produto que causa a alergia, através do teste de contato (patch test).

Nesse teste de alergia, são colocadas substâncias específicas em contato com a pele do paciente, funcionando como um teste de provocação.

Identificado o alérgeno com o patch test, fica mais fácil prevenir as reações, eliminando o produto do seu dia a dia.

Tratamento da dermatite de contato

O tratamento da dermatite de contato depende da extensão e da gravidade das reações na pele e deve ser feito com acompanhamento de um médico alergista.

As medidas podem ser locais ou incluir medicação oral ou injetável. O ideal é procurar orientação médica, pois a automedicação pode agravar o caso.

Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram

WhatsApp chat