A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans, muito comum em mulheres. Apesar de ser tratável, a doença pode ser desconfortável e dolorosa, por isso é importante saber quais são os remédios para candidíase disponíveis no mercado e como prevenir o problema.

Os principais remédios para candidíase

Existem vários tipos de remédios para candidíase, incluindo antifúngicos tópicos (cremes e pomadas) e orais (comprimidos e cápsulas). Os antifúngicos tópicos são geralmente indicados para o tratamento de candidíase leve a moderada, enquanto os antifúngicos orais são recomendados para casos mais graves.

Os antifúngicos funcionam combatendo a proliferação do fungo Candida albicans, impedindo que ele se reproduza e se espalhe pelo corpo. Dependendo dos remédios para candidíase e da gravidade da infecção, o tempo de tratamento pode variar entre alguns dias e até algumas semanas. Assim, é importante seguir o tratamento até o final, mesmo que os sintomas desapareçam antes, para evitar que a infecção volte.

Prevenção

Além dos remédios para candidíase, existem também formas de prevenir a infecção. A principal delas é manter uma boa higiene pessoal, priorizando o uso de roupas íntimas de algodão e evitando roupas apertadas e que possam reter umidade. Ao usar roupas de praia, evite ficar muito tempo com o biquíni molhado em contato com o corpo.

Uma outra forma de prevenção da candidíase é através da vacinação. O tratamento ajuda a prevenir as recorrências da infecção em pacientes que têm candidíase de repetição. Em média, 10% das mulheres costumam apresentar crises recorrentes de inflamação, sendo recomendada a imunoterapia.

Isso porque a proliferação descontrolada dos fungos acontece em períodos de baixa imunidade do paciente. Em condições normais, esses fungos vivem no nosso organismo sem causar danos. No entanto, quando há situações de desequilíbrio, aumenta a população e passa a causar danos ao corpo.

Em casos de crises recorrentes, o problema costuma ser provisoriamente controlado com os remédios para candidíase, mas não demora a se repetir. Por isso, é recomendado procurar um médico imunologista para primeiro identificar as possíveis causas da infecção recorrente. Mais de três episódios de candidíase em um ano já caracteriza um quadro de candidíase de repetição.

Vacina para candidíase

O tratamento da candidíase de repetição é feito por meio de vacinas imuno estimulantes. Dessa forma, o paciente recebe uma dose do agente enfraquecido para que o corpo aprenda a se defender.

Ou seja, a vacina vai modulando o sistema imunológico do paciente e fazendo com que este se torne mais resistente ao fungo. Assim, com o tempo, os remédios para candidíase não serão mais necessários. A duração do tratamento depende de cada caso, mas costuma ser de no mínimo seis meses.

Entre em contato com a Alergoclinica e veja se a vacina é uma opção de tratamento para você e fique livre dos remédios para candidíase.