Doença é classificada conforme a gravidade dos sintomas em leve, moderada e severa. Saiba como tratar a asma

A asma é uma doença frequente, que atinge de 5% a 10% da população mundial. No Brasil, ocorrem aproximadamente 2.000 mortes por ano devidas à asma. Entender as classificações da asma ajuda – e muito – no tratamento da doença!

Cerca de 80% das pessoas que têm asma é por uma causa alérgica.

A doença também é chamada de bronquite, bronquite alérgica, bronquite asmática, asma brônquica, ou mesmo “bronquitizinha” ou “início de bronquite”.

A doença ocorre por uma inflamação dos brônquios. Essa inflamação pode ser causada por diferentes agentes, entre eles ácaros, contato com animais, mofo, fumaça e exercício.

Existe predisposição familiar e piora dos sintomas com a mudança de temperatura. O frio e o ar seco também podem piorar a doença.

Classificações da asma

A asma pode ser classificada de acordo com a gravidade dos sintomas em asma leve, moderada e severa.

Asma leve

• Os sintomas são discretos e esporádicos;
  • A pessoa fica bem, isto é, sem sintomas, no intervalo entre as crises;
  • Não atrapalha o sono, não provoca faltas ao trabalho ou à escola;
  • Não prejudica na hora de praticar esportes;
  • função pulmonar (medida através de um exame que o médico faz, que se chama espirometria) está normal ou muita próxima dos valores normais.

Asma moderada

• Os sintomas tornam-se mais importantes, aparecem chiados, tosse e cansaço;
  • Há prejuízo do sono, com aparecimento de sintomas durante a noite e madrugada;
  • A doença incomoda nas atividades diárias, atrapalhando o estudo, o trabalho e a prática de esportes;
  • função pulmonar, medida na espirometria, está alterada, mesmo fora dos momentos de crises.

Asma severa

• Os sintomas são intenso e frequentes – até diariamente;
  • A doença interfere no sono, prejudicando de forma importante na escola e no trabalho;
  • Há limitação marcante das atividades físicas;
  • A doença apresenta um grande reflexo na vida da pessoa, alterando seus hábitos, provocando ansiedade e medo;
  • função pulmonar está bastante alterada.

Como tratar a asma

Agora que você já conhece as classificações da asma, entenda que a doença pode ser controlada. Existe, basicamente, dois tipos de medicamentos que são usados no tratamento da asma: os preventivos/anti-inflamatórios e os aliviadores/broncodilatadores.

Os preventivos ou anti-inflamatórios são os que tratam a causa da asma: a inflamação dos brônquios.

Os aliviadores ou broncodilatadores são aqueles que tratam a consequência da asma: o estreitamento dos brônquios, agindo nos músculos desses brônquios e provocando o relaxamentos deles.

Esses medicamentos não atacam a causa, a inflamação em si, mas apenas sua consequência, a obstrução dos brônquios.

Siga a Alergoclínica no Instagram!