Enquanto o sol é sinônimo de liberdade e diversão para alguns, para outros pode significar o início de um período bem incômodo. Veja as alergias mais comuns no verão
Assim como o inverno, o verão também tem problemas de saúde característicos. Um dos principais são as alergias de pele. Isso porque a época é sinônimo de férias, mudança de rotina e viagens.
Além de uma mudança na alimentação, os passeios costumam ser acompanhados de muitos produtos na pele ao mesmo tempo, como protetor solar, repelente, desodorante, hidratante e perfume. Veja como evitar as alergias no verão.
Alergias mais comuns no verão
Além de ficar alerta com o excesso de sol, é preciso se hidratar bem, tomando muita água e usando hidratante facial e corporal.
Entre as principais alergias de verão estão a dermatite atópica, dermatite de contato, urticária e fotodermatite.
Dermatite Atópica
Pode ser causada pelo uso de protetor solar inadequado ou de perfumes fortes. Causa manchas avermelhadas principalmente no rosto, braços e pernas.
Urticária
Caracterizada por placas avermelhadas e coceira por todo o corpo. A causa mais comum é o uso de determinados medicamentos e a ingestão de alimentos que não fazem parte da dieta regular.
Dermatite de contato
Causada pelo contato com determinadas substâncias. Provoca coceira e manchas vermelhas na pele, como bolinhas. Entre as causas estão os tecidos comuns no verão, produtos de beleza, higiene pessoal e cosméticos.
Fotodermatite
É uma reação do sistema imunológico ao uso de produtos aplicados na pele ou ingeridos, que, quando expostos a luz solar, podem gerar reações. Entre os sintomas estão erupção e prurido, vermelhidão, manchas e inchaço.
Dicas para prevenir as alergias no verão
- Beba bastante água
- Hidrate bem a pele (se necessário, com produtos específicos para dermatite)
- Evite tomar muitos banhos por dia
- Tome banhos com água fria ou morna. Jamais quente.
- Evite exposição exagerada ao sol.
- Muito cuidado com a alimentação. Principalmente novos alimentos.
Ao perceber os sintomas de uma reação alérgica, procure o médico alergista.