Veja quais são as possíveis causas alergia no pescoço, os sintomas associados e as principais formas de tratamento

A manifestação da alergia no pescoço é um problema comum e que pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo reações alérgicas a alimentos, produtos químicos, plantas e medicamentos. Compreender o que causa a irritação é crucial para lidar com os sintomas e tratar efetivamente a condição. Veja quais são as possíveis causas de tal alergia, os sintomas associados e as principais formas de tratamento.

Possíveis causas da alergia no pescoço

Antes de tudo, é importante entender que a alergia no pescoço não se trata de um problema isolado e sim de um sintoma específico, que muito provavelmente está associado a outro, indicando uma alergia específica.

Os sintomas da alergia no pescoço podem incluir coceira, vermelhidão, inchaço e erupções cutâneas. Além disso, a área pode tornar-se sensível ao toque. Veja algumas das possíveis causas de uma alergia que se manifesta no pescoço:

Alergia alimentar: muitas pessoas são alérgicas a alimentos específicos, como amendoim, marisco, ovos e trigo. Quando ingeridos, esses alimentos podem causar sintomas como urticária, coceira e inchaço no pescoço e outras áreas do corpo.

Dermatite de contato: uma reação (que pode ser alérgica ou irritativa) decorrente do contato com produtos químicos, muitas vezes um material de limpeza, perfume, tintas, shampoos e outros que causam reações na pele, incluindo no pescoço. Além disso, as bijuterias também estão entre os itens que podem causar irritação na região.

Alergia a plantas: algumas pessoas são alérgicas a plantas, incluindo árvores, flores e grama. Quando expostas a essas plantas, podem desenvolver sintomas de alergia, incluindo coceira e inchaço no pescoço.

Alergia medicamentosa: alguns medicamentos também podem causar reações no pescoço. Assim, é importante estar ciente dos possíveis efeitos colaterais de cada remédio e informar ao médico imediatamente no caso de quaisquer manifestações alérgicas.

Diagnóstico e tratamento

Assim como outras reações alérgicas, a prevenção é a principal linha de tratamento para a alergia no pescoço. Antes de determinar a melhor estratégia, no entanto, é preciso investigar a causa subjacente do problema. Por isso a importância de uma consulta com médico alergista para investigar o alérgeno específico. Geralmente, o problema é identificado através de um teste de alergia

Então, após descobrir o motivo da alergia no pescoço é possível evitar o alérgeno específico para prevenir futuras reações. De todo modo, o tratamento para as crises pode ser feito com o uso de anti-histamínicos ou mesmo corticosteróides. O primeiro ajuda a aliviar a coceira, o inchaço e a vermelhidão na pele.

Já em casos mais graves, pode ser necessário o uso de pomada corticosteróide para reduzir a inflamação na pele. Além disso, alguns pacientes podem fazer a imunoterapia, tratamento que ajuda a prevenir futuras reações e aliviar o desconforto.

Aqui na Alergoclínica temos médico alergista pronto para te atender. Entre em contato e agende uma consulta