As alergias na terceira idade podem levar desconforto e interferir diretamente na qualidade de vida do paciente. Rinite alérgica, tosse e asma estão entre os problemas mais comuns

Segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), entre 5% e 10% dos idosos desenvolvem algum tipo de alergia. Geralmente, são doenças de menor gravidade, mas que interferem diretamente na qualidade de vida do paciente.

Embora o avanço da idade possa trazer consequências para a pele, as manifestações dermatológicas não são as primeiras da lista. Veja quais são as principais alergias na terceira idade.

As alergias mais comuns na terceira idade

1 – Rinite alérgica

A rinite alérgica é a que mais leva idosos ao consultório. Entre os sintomas estão o espirro, coriza, nariz congestionado, coceira nos olhos, ouvidos e garganta.

2 – Asma

Apesar da crença de que a asma é curada com o passar do tempo, a doença atinge cerca de 10% dos idosos. Tosse, cansaço, falta de ar e chiado no peito são os principais sintomas, mas o quadro pode evoluir para uma grave crise asmática, por isso a importância do acompanhamento médico constante.

3 – Tosse alérgica

Por vezes, a tosse provocada pelos remédios de hipertensão – comuns nessa idade –   podem confundir com a tosse alérgica. Por isso a necessidade de investigação da causa. A tosse costuma diminuir significativamente a qualidade de vida do idoso, que tem seu sono interrompido pelas crises.

4 – Alergia nos olhos

Com a idade, os olhos vão ficando mais secos e predispostos a fatores irritativos. As alergias oculares mais comuns na terceira idade são a conjuntivite, uveíte e blefarites.

5 – Coceira

Conhecida também como pruridermia, a coceira na pele é um problema comum na terceira idade. Devido ao envelhecimento da pele, ela vai ficando mais seca e sensível. Além disso, as manifestações dermatológicas podem surgir como consequência de outros problemas de saúde.

6 – Urticária

Irritação na pele que provoca lesões salientes e avermelhadas. Causa uma coceira incômoda e por vezes também deixa a região inchada. Em idosos, ela costuma ser desencadeada por medicamentos.

7 – Dermatite de contato

Também conhecida por eczema, a dermatite de contato é uma reação inflamatória na pele causada pela exposição a um alérgeno. O principal sintoma costuma ser a erupção vermelha. As causas mais comuns são o uso de cosméticos, bijuterias e produtos de limpeza.

8 – Alergia a medicamentos

Com o avançar da idade, o uso de medicamentos diversos também aumenta. Por outro lado os analgésicos, antitérmicos, antiinflamatórios e outros remédios podem contribuir para o desenvolvimento de uma alergia. Coceira e manchas na pele em diferentes partes do corpo são alguns dos sintomas iniciais.

Geralmente, o tratamento das alergias na terceira idade não difere muito das recomendações para outras idades. No entanto, cada caso precisa ser analisado de forma minuciosa, levando em consideração outros fatores como a saúde do paciente de uma forma geral.

Entre em contato e agende seu horário!

Veja mais dicas no Instagram da Alergoclínica!