Entenda quais são as consequências da falta de vitamina D e as medidas que podem ser tomadas para lidar com o problema

A vitamina D é essencial para o bom funcionamento do organismo, desempenhando um papel fundamental na absorção de cálcio e no fortalecimento dos ossos. No entanto, a falta de vitamina D é um problema cada vez mais comum, por conta do estilo de vida mias sedentário e devido à falta de exposição solar adequada.

Entenda quais são as consequências da deficiência de vitamina D e as medidas que podem ser tomadas para lidar com esse problema.

O que a falta de falta de vitamina D pode causar

A falta de vitamina D pode ter uma série de consequências negativas para a saúde. Uma das mais conhecidas é o raquitismo, uma doença que afeta o desenvolvimento ósseo em crianças. Além disso, a deficiência de vitamina D também pode levar a problemas como osteoporose em adultos, aumentando o risco de fraturas ósseas.

Ao mesmo tempo, estudos recentes também têm associado a falta de vitamina D a uma série de condições de saúde, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, doenças autoimunes e até mesmo certos tipos de câncer.

Para que serve a vitamina D

A gravidade das consequências da falta de vitamina D está diretamente relacionada à importância dela. O hormônio desempenha um papel importante no sistema imunológico, ajudando a regular a resposta inflamatória e protegendo o organismo contra infecções e, consequentemente, as alergias.

Além do fortalecimento dos ossos, a vitamina D desempenha diversas funções vitais no organismo. Ela auxilia na absorção de cálcio e fósforo no intestino, ajudando a manter a saúde dos dentes e dos ossos. Além disso, a vitamina D também está envolvida na produção de insulina pelo pâncreas, na saúde muscular e na proteção cardiovascular.

Medidas para lidar com a falta de vitamina D

A principal fonte de vitamina D é a exposição solar, pois os raios ultravioleta B (UVB) ajudam o organismo a produzir a vitamina D naturalmente. No entanto, com o aumento da preocupação com a exposição ao sol e o uso constante de protetor solar, muitas pessoas estão com níveis insuficientes.

Uma das maneiras de aumentar os níveis de vitamina D é passar de 15 a 30 minutos diários ao sol. No entanto, é importante salientar que o tempo de exposição ao sol pode variar de acordo com o tom de pele de cada pessoa e a região onde vive.

Eventualmente, uma adequação na alimentação também pode contribuir para a obtenção de vitamina D. Mas é bom deixar claro que no máximo 20% da necessidade do hormônio é obtida através da dieta. Assim, em muitos casos é necessário o uso de suplementos, sempre sob orientação médica.

É possível fazer a suplementação de vitamina D com cápsulas, comprimidos, gotas ou mesmo injeção. Aqui na Alergoclínica em Brasília nós fazemos esse tratamento. Entre em contato para mais informações.

Lembrando que nem sempre a falta de vitamina D apresenta sintomas de fácil identificação. Por isso a importância de consultas e exames preventivos. Desse modo, procure o médico imunologista para um check up e as orientações mais adequadas para o seu caso.

Acompanhe nossas dicas também no Instagram!