Os remédios para alergia podem ser usados tanto para evitar reações, como para aliviar sintomas comuns. Geralmente a coceira, espirros, inchaço, tosse e irritação nos olhos são alguns dos sinais mais comuns de uma reação alérgica. Os medicamentos podem ser em formato de gotas, comprimidos, colírios, spray e até mesmo xarope.

Mas você sabe quais são os principais remédios para alergia e em que ocasião cada um é recomendado? Entenda melhor.

Anti-histamínicos

Os anti-histamínicos são os remédios mais utilizados para tratar reações alérgicas, como urticária, coriza, rinite alérgica ou conjuntivite, por exemplo. Em resumo eles buscam minimizar os sintomas de coceira, inchaço, vermelhidão ou corrimento nasal. Assim, são classificados entre os clássicos ou primeira geração e os não clássicos ou segunda geração.

Os primeiros geralmente têm mais efeitos colaterais e, por isso, costumam ser evitados. Já os da segunda geração interferem menos no sistema nervoso central e, portanto, são eliminados mais rapidamente do organismo, causando menos efeitos colaterais. São encontrados em formato de comprimidos, spray, gotas e xaropes e agem impedindo a ação da histamina, substância envolvida na resposta alérgica.

Além disso, existem cremes e pomadas com anti-histamínicos na composição que são usados para o tratamento de alergias na pele.

Descongestionantes

Geralmente, os descongestionantes são usados para o tratamento de alergias respiratórias. No entanto, ele é associado ao anti-histamínico para o alívio de sintomas de congestão e do excesso de secreção nasal. Juntos, eles agem desinchando os tecidos inflamados e aliviando o bloqueio.

Corticosteroides

Geralmente usados em quadros graves de alergias, os corticosteroides reduzem a inflamação. Além disso, eles apresentam fortes efeitos colaterais, por isso devem ser usados com acompanhamento médico constante. Estão disponíveis em formatos de comprimido, xarope, gota, creme, colírio, spray nasal e dispositivo para inalação.

Broncodilatadores

Para o tratamento de algumas alergias respiratórias como a asma, os broncodilatadores podem ser recomendados. Eles agem abrindo as vias aéreas, facilitando a entrada de ar nos pulmões. Assim, são encontrados em forma de spray ou pó para inalação.

Lembrando que os remédios para alergia só devem ser usados com recomendação do médico alergista. Como o processo alérgico pode ser desencadeado por diferentes fatores, uma alergia pode até piorar dependendo da medicação. Além disso, para comprar alguns desses medicamentos é preciso apresentar obrigatoriamente a receita médica.

Entre em contato e agende um horário! Cuide da sua alergia!

Acompanhe nossas dicas também no Instagram!