Veja quais são os sintomas mais comuns da rinite, os mais raros e as complicações decorrentes da doença

A rinite é uma inflamação da mucosa que reveste a cavidade nasal e afeta principalmente o nariz, os olhos e os seios da face, além da garganta e os ouvidos. Veja quais são os principais sintomas da rinite e como identificar.

Tipos de rinite

A rinite tem duas classificações (aguda ou crônica) e é dividida em quatro tipos: Infecciosa, alérgica, não alérgica e mista.

Na rinite aguda, os sintomas duram entre 7 e 10 dias, já na crônica, o incômodo persiste por mais de 3 meses. Por outro lado, a classificação do tipo de ritine depende da frequência, intensidade dos sintomas, resposta ao tratamento e complicações.

Rinite infecciosa: É o tipo mais comum. Causada por vírus ou bactérias.

Rinite alérgica: Reação imunológica do corpo induzida pela exposição a alérgenos.

Rinite não alérgica: Embora seja semelhante ao tipo alérgico, nesse tipo não envolve o sistema imunológico.

Rinite mista: Quando o problema é causado por bactérias e vírus ao mesmo tempo.

Principais sintomas da rinite

Os sintomas mais comuns da rinite são:

Irritação no nariz, olhos ou garganta

Coriza

Espirro

Olhos lacrimejando

Coceira no nariz

Obstrução nasal

Tosse seca

Outros sintomas:

Dor de cabeça

Cansaço excessivo

Olhos inchados

Diminuição do olfato

Dor de garganta

Coceira no ouvido e céu da boca

Se não tratada, a rinite pode levar a outros problemas de saúde, como:

Otite

Sinusite

Roncos e mau hálito

Problemas de sono

Conjuntivites

Como identificar e tratar a rinite

O diagnóstico da rinite busca diferenciar a causa e tipo da doença para assim poder definir o melhor tipo de tratamento para o paciente.

Desse modo, o médico avalia o histórico clínico do paciente, herança genética, exame clínico e, se for o caso, exames complementares laboratoriais ou de imagem.

O tratamento, no entanto, vai depender do resultado da avaliação médica e dos exames. Entre as opções estão a imunoterapia com a aplicação de vacinas, medicamentos específicos e o controle ambiental.