Para tratar corretamente, é preciso saber quais os tipos de alergia na pele e ter um bom diagnóstico; entenda

Existem diversos tipos de alergia na pele, que nada mais é que uma reação inflamatória do corpo causada pela sensibilidade a um determinado estímulo. Conhecer cada uma pode ajudar no diagnóstico e tratamento correto.

A alergia

São sinais comuns da alergia na pele vermelhidão, coceira e bolinhas brancas ou avermelhadas. Em alguns casos específicos, a alergia na pele pode levar também a outros problemas como inchaço, por exemplo.

Os sinais podem se manifestar em diferentes regiões: mãos, pés, face, braços, axilas, pescoço, pernas, costas ou barriga.

O principal mito das alergias na pele é em relação a serem contagiosas. Isso não é verdade. As dermatites não passam no contato com outras pessoas.

Portanto, não há nenhum problema em compartilhar objetos ou roupas, conviver ou tocar na pele do paciente.

Tipos de alergia na pele

São cinco as principais alergias na pele: dermatite de contato, dermatite atópica, urticária alérgica, angioedema e picada de mosquito. Veja cada uma:

Dermatite de contato

De modo geral, os sintomas são placas vermelhas na pele, coceira no local, inchaço, surgimento de bolhas, queimação e até ressecamento. A causa mais comum são os cosméticos. Saiba mais.

Dermatite atópica

Costuma ser mais frequente nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos e pode vir acompanhada de asma e rinite alérgica. Saiba mais.

Urticária alérgica

O principal sinal são placas avermelhadas e coceiras. Pode ser desencadeada por medicamentos, alimentos, picadas de inseto ou contato com substâncias como látex e tintas, por exemplo.

Angioedema

Tem a mesma origem da urticária, mas com sintomas mais fortes. O angioedema ultrapassa as camadas superiores da pele, causando dores, inchaço e, em casos mais graves, choque anafilático. Saiba mais.

Picada de mosquito

A saliva do mosquito causa as reações, que na maioria dos casos, são leves. Provoca coceira, ardência e inchaço que somem em um ou dois dias. Saiba mais.

Saber qual o tipo de alergia na pele você tem é essencial na hora de tratar. A maneira mais eficiente é a partir de testes de alergia, aliados à análise clínica de um alergista.

O tratamento vai depender exatamente da causa e intensidade dos sintomas. Pode ser recomendado o uso de anti-histamínicos e, nos casos de coceira intensa, avalia-se o uso de uma pomada para hidratar a pele e aliviar os sintomas.

Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco para saber mais!